Muros de Contenção

Sistema Terrae

Muro de Contencao Utilizando o Sistema TerraeO Sistema de Contenção Terrae é composto de muros de contenção em solo reforçado. O muro é composto por blocos pré-fabricados de encaixe a seco, sem utilizar nenhum tipo de argamassa ou concreto na construção. Os blocos se encaixam através de uma saliência sem a necessidade de concreto.

Os blocos são muito resistentes e duráveis, pois são fabricados por meio de prensagem e vibração resultando em um ótimo produto final. O seu formato e peso permite o seu fácil transporte, resultando em uma extrema rapidez na construção dos muros

Para muros de grandes alturas ou submetidos a sobrecargas, o solo é reforçado com Geogrelhas Fortrac (aterros) ou grampos em aço ( cortes ) e face em blocos segmentais em concreto estrutural permitindo a construção de muros de contenção com praticamente qualquer altura.

Principais caracteristicas de um Muro Terrae

  • Construção a seco ( sem uso de concreto )
  • Versatilidade na execução de patamares, curvas e cantos
  • Sistema auto-drenante
  • Melhor aspecto estético da obra final
  • Utilização do próprio solo local como aterro
  • Diminuição de entulho na obra
  • Pequenas deformações
  • Conexão bloco-geogrelha certificada

Muro Verde de Contenção

A contenção com o sistema Muro Verde é indicado em aterro em locais de área verde e sem circulação. O sistema consiste na execução de aterro em camadas reforçados com geogrelhas Fortrac.
Na face são utilizados sacos preenchidos com terra e adubo juntamente com placas de grama ou hidrosemeadura. O muro na sua configuração final apresenta inclinação de face de aproximadamente 2,5:1 (V:H), adequando-se aos objetivos arquitetônicos e paisagísticos, e a praticamente qualquer situação com geometrias diversificadas.
Outras vantagens da solução são:

– Excelente integração com o meio ambiente: o plantio de gramas ou plantas que cobrem a face do muro faz com que a contenção aparente um terreno natural e com o tempo fica completamente inserido na vegetação local;
– Alta produtividade: por se tratar essencialmente de uma obra de terraplenagem e montagem de elementos de fácil manuseio (sem necessidade de argamassamento ou concretagem) a execução dos muros verdes é possível de maneira muito ágil;
– Adequação ecológica: os muros Verdes não exigem a utilização de materiais que possam agredir a natureza; além da diminuição dos volumes de solo de empréstimo e de ocupação de terreno, o que, em geral, são aspectos que favorecem a harmonia ambiental.

MONTAGEM

Os Muros Verdes são compostos, basicamente, pelo aterro compactado e as geogrelhas em camadas.

Solo compactado: Em geral é utilizado o próprio solo local, não orgânico, com as considerações mínimas para se conseguir a compactação do solo no aterro.

Reforços: São utilizadas as geogrelhas Fortrac de PVA, com altos módulos de rigidez, para projetos com vida útil de 120 anos. As geogrelhas são dimensionadas em função das propriedades geotécnicas dos solos e da geometria dos muros.

Esses dois elementos, solo compactado e geogrelhas Fortrac, trabalham conjuntamente propiciando um maciço de solo reforçado.

2010 - SANDIEGO Construtora - Todos os direitos reservados